Search
Close this search box.

Maria Amália Barros Tortato

Amália Tortato está no seu primeiro mandato na CMC. Engenheira mecânica por formação, ela atuava como comissária de voo quando foi eleita em 2020, com 3.092 votos.
Legenda
Maria Amália Barros Tortato

Nascida em Telêmaco Borba (PR), Maria Amália Barros Tortato é casada e tem uma filha. Foi atleta de vôlei em sua cidade natal, representando seu colégio e o município em competições esportivas até os 18 anos. É formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Desde 2006, trabalhava como comissária de voo, profissão que a deu a oportunidade de viajar para diversas regiões do país e ao redor do mundo. “Conheci Caracas, na Venezuela, e vi de perto a tristeza e a pobreza que resultam de um governo autoritário.

Por outro lado, pude constatar na prática os benefícios que a liberdade econômica e a democracia trouxeram para países de primeiro mundo, como Estados Unidos e Alemanha, que proporcionam aos seus cidadãos oportunidades, qualidade de vida e segurança. É essa receita de sucesso que tem me feito sonhar com um Brasil melhor”, relata.

“Em 2016, cansada das notícias ruins no Brasil, cogitei ir embora do país. Mas mudei de ideia para que pudesse ficar próximo da minha família. Decidi, então, buscar ser a protagonista da mudança que tanto desejava. Entendi que essa mudança aconteceria através da política”, continua a vereadora, que à época começou a estudar e se preparar para participar ativamente da construção de um Brasil melhor.

Amália Tortato é formada pelo RenovaBR, “uma escola que tem como objetivo transformar pessoas comuns em políticos fora do comum”, é líder da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e atua nos movimentos LIVRES e LOLA (movimento político liberal só para mulheres).

Em 2018, se filiou ao Partido Novo, que a elegeu em 2020 para uma cadeira na CMC, com 3.092 votos. Autodeclarada de direita liberal, agora irá se dedicar integralmente ao mandato parlamentar.

“Quero apresentar projetos que, de fato, melhorem a vida das pessoas”, compromete-se Amália, que tem como bandeiras a defesa da liberdade individual, da desburocratização e da primeira infância. Seu mandato será independente, com autonomia de fiscalizar tanto o Poder Executivo, quanto o Legislativo.

Dedicação, perseverança e sorriso no rosto, não me faltarão nessa batalha. Estamos prontos para ouvir toda a população”.

Maria Amália Barros Tortato

Amália Tortato está no seu primeiro mandato na CMC. Engenheira mecânica por formação, ela atuava como comissária de voo quando foi eleita em 2020, com 3.092 votos.

Sônia Guajajara

Política brasileira; Ministra dos Povos Indígenas do Brasil é ativista indígena.

Sônia Bone de Sousa Silva Santos, conhecida como Sônia Guajajara OMC (Terra Indígena Arariboia, Bom Jesus das Selvas,.